ENCHEFS BAHIA 2019

ENCHEFS BAHIA

O projeto ENCHEFS BA faz parte de um grande projeto de vários eventos que acontecem em outros estados brasileiros. O ENCHEFS BA tem, entre outras atividades, a realização o Concurso Profissional que escolherá 01 Chef de Cozinha baiana que concorrerá ao PRÊMIO NACIONAL DÓLMÃ, considerado o “Oscar” da gastronomia brasileira, que em sua próxima edição acontecerá em 2020, durante o ENCHEFS NACIONAL, tendo como estado anfitrião o Piauí.

APRESENTAÇÃO

O ENCHEFS BA, em sua Primeira Edição, tem como objetivo promover o profissionalismo, a cultura, o turismo e desenvolvimento econômico do estado da Bahia, por meio de atividades da área gastronômica. O projeto parte do princípio que em toda manifestação humana a gastronomia está presente e é o grande elo de desenvolvimento com as outras áreas.

OBJETIVO

Reafirmar, reconhecer e valorizar a dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para o aquecimento da economia local. Além disso, partindo do princípio que a gastronomia é um dos principais Elos para o desenvolvimento do estado, reafirmar, reconhecer e valorizar as bases históricas, culturais, turísticas e econômicas proporcionadas pelo setor.

MISSÃO

Desenvolver atividades que envolvam a sustentabilidade profissional, econômica, social e ambiental,valorizando os insumos e os profissionais da região,incentivando as atividades acadêmicas e cientificas locais, com intercambio com outros estados.

TEMA

SABERES E SABORES DA BAHIA

JUSTIFICATIVA DO TEMA: O tema escolhido para o ano de 2020 representa a força histórica, cultural, turística e econômica que a gastronomia possui como identidade de um povo. O preparo das receitas está diretamente vinculado a localização geográfica e os seus insumos, a religiosidade, as classes sociais e as trocas de experiências étnicas.

O estudo antropológico aponta a gastronomia como uma grande fonte de respostas ao desenvolvimento histórico e cultural dos povos. Os Saberes e Sabores é o conjunto de atividades que envolvem a provocação de sentidos e faz parte de um grande processo de experiências que disseminam os valores materiais e imateriais.

Após as provocações vividas, as influências, seja nas expressões comportamentais ou na visão do raciocínio, está ligado diretamente aos valores proporcionados pelos Saberes e Sabores de cada local. No Brasil é cada vez maior a procura de vivencias e experiências gastronômicas que estão diretamente ligadas a história, a cultura, inclusive gastronômicas, dos povos distribuídos nos estados brasileiros.

“Conseguir realizar o 1º ENCHEFS BAHIA é a concretização de um sonho, mas não só isso, é poder impulsionar a gastronomia de nosso estado. A Bahia é um dos maiores polos gastronômicos de nosso país, é onde se encontram saberes e sabores de todo o mundo.

A Bahia não podia mais ficar de fora do circuito de ENCHEFS ESTADUAIS. Somado a isso, vem também a oportunidade dada a diversos profissionais da gastronomia de mostrarem seus trabalhos.

Chef Embaixador Bruno Tupinambá
Coordenador do ENCHEFS BAHIA 2019